Set Consultoria




O que é um sistema ERP?

O desenvolvimento do sistema ERP começou há mais de 100 anos com o engenheiro Ford Whitman Harris que criou o modelo EOQ (Economic Order Quantity) para programar a produção, que posteriormente avançou para outros modelos, como MRP (Material Requirements Planning) e MRP II (Manufacturing Resource Planning), até que na décado de 70 e 80 a ferramenta passou a incorporar os setores de finanças, RH e vendas, e em 1990, esse sistema foi denominado ERP.

ERP é uma sigla derivada do nome Enterprise Resource Planning que, traduzido ao pé da letra, significa Planejamento dos recursos da empresa ou sistema de gestão integrado.

ERPs são softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. É uma solução completa para integrar todos os setores da empresa.

Os experts consideram que o valor investido na contratação de um bom ERPs retorna rapidamente para os bolsos da empresa, justamente por conta do controle, economia e informação estratégica que o software proporciona, tornando a empresa mais competitiva. Em um mundo de complexidade crescente e margens decrescentes, essa pode ser a solução para sua empresa.

Voltar ao índice


Para que serve um sistema ERP?

ERP tem a função de apoiar as empresas no controle total de suas informações, integrando e gerenciando dados, recursos e processos para que as companhias tenham maior assertividade na tomada de decisão e sucesso nos negócios.

Para que serve um ERP:

  • simplificar os processos operacionais da empresa;
  • agregar inteligência, segurança e qualidade para as informações;
  • integração dos departamentos, informações completas e consistentes;
  • automatização das atividades;
  • controle de estoque;
  • controle de custos;
  • controle de prazos;
  • controle de pessoal;
  • gestão integrada e especializada;
  • eficiência e produtividade.

Voltar ao índice


Porque a minha empresa precisa de um sistema ERP?

As empresas estão sempre procurando formas para melhorarem seus processos e controles. O sistema ERP tem como objetivo melhorar o controle dos diferentes processos da empresa. Os processos fiscais, tributários, comerciais, logísticos, entre outros.

O sistema ERP ajuda o gestor a: administrar as contas a pagar e a receber, monitorar as vendas, acompanhar os pedidos de compras, a gestão de pessoas, gerir as informações sobre a produtividade da equipe, e de uma maneira geral o sistema ERP facilita o gerenciamento das informações de diversos setores da organização.

Por isso, o sistema ERP aumenta o controle e o acompanhamento dos processos, sendo cada setor utilizando o mesmo software, integra os dados e aumenta a eficiência da gestão e dá rapidez aos procedimentos, torna mais efetiva a comunicação entre as equipes e reduz os impasses com clientes ou fornecedores.

Todos os setores da empresa são beneficiados com o sistema ERP.

Voltar ao índice


Como escolher o sistema ERP?

Atualmente existem muitos softwares ERP no mercado, por isso, recomendamos que o gestor consulte o tempo que o sistema atua no mercado, principalmente na sua própria região, e se possível saiba a opinião de outros gestores da mesma área da empresa.

O sistema ERP geralmente atende há diversos segmentos do mercado, mas pode se destacar mais em determinado segmento ou processo. A flexibilidade para se adaptar aos processos da empresa é de suma importância, e a maioria dos grandes ERPs se adaptam bem.

É primordial avaliar a qualidade da equipe de atendimento, suporte e implantação de projetos. De que adianta um grande software se o atendimento deixa a desejar.

Observe também que já existem alguns softwares já bastante consolidados no mercado, e além de uma grande bagagem de experiência, oferece tecnologia muito bem desenhada e desenvolvida para atender as diferentes demandas das empresas, se adaptam bem aos diversos processos corporativos e se mantém sempre atualizados com as últimas exigências legais do Brasil.

Escolher o software é a primeira etapa. Após contratar o software, o mesmo deve ser implantado na empresa, e isso depende de processos internos já bem definidos, fluxo de trabalho organizado, funcionários capacitados, além de objetivos bem definidos. Com a casa arrumada avance para o sistema ERP, ou ainda, contrate uma consultoria para arrumar a casa primeiro.

Com o software escolhido e a casa arrumada, contrate a consultoria ERP que irá implantar os processos no software. Para isso, opte sempre pela qualidade, experiência, melhor atendimento e custo-benefício.

Voltar ao índice


Vantagens e desvantagens do sistema ERP

Com o sistema ERP os dados da empresa serão melhor organizados e os processos bem definidos. Para que a comunicação dentro da empresa seja melhorada, o sistema ERP vai fazer com o fluxo de informações dentro da empresa seja mais fundamentada. Desta forma, os dados são armazenados para que possam ser consultados em relação ao andamento do pedido e também em casos de análises que possam ser feitas no futuro.

O ERP é um sistema que precisa ser apropriado para as necessidades específicas de cada empresa. Por isso, é necessário que o departamento de tecnologia do órgão sejam aptos às suas especificidades. É necessário que esse setor seja competente o suficiente para escolher o fornecedor ou contratar uma consultoria especializada para a empresa, que sejam melhores para a organização. No entanto, esses aspectos podem custar caro para a companhia. Outro ponto negativo é o fato de a empresa ser frágil quando se trata de falhas. Isso acontece pelo fato da organização ser dependente do software. Por isso, se caso o programa não disponibilizar um suporte que seja eficaz e veloz, a produção pode ser diretamente atingida. Fator que pode causar grandes prejuízos ao órgão.

Voltar ao índice


O que é uma consultoria de sistema ERP

O sistema ERP é o software e a tecnologia que sua empresa vai utilizar no dia-a-dia. Esse software é geralmente comercializado por licença de uso (número de usuários) pela própria fabricante do ERP.

Como cada empresa possui processos internos específicos, o sistema ERP precisa ser parametrizado para atender ao fluxo de processos da empresa. Nesse ponto a consultoria ERP especializada estará ao lado dos funcionários, de cada setor, para entender os processos e configurar o sistema da maneira mais apropriada para a forma de trabalho da empresa.

Ao contrário do que muitos pensam, o sistema ERP atende a empresas de todos os portes (pequenas, médias e grandes empresas), portanto, a equipe de consultoria ERP deve ser qualificada no treinamento, implantação, manutenção e suporte do sistema ERP para atender as necessidades totais da empresa, não importando o tamanho da mesma.

Voltar ao índice



Conte com a nossa equipe multi-disciplinar especializada nos principais sistemas ERP do Brasil