Benefícios do sistema ERP

From Wiki ERP
Jump to navigation Jump to search

Os principais sistemas de software ERP fornecem mais ou menos os mesmos benefícios. Eles diferem apenas no número de aplicativos ou conjuntos de ferramentas oferecidos. Como o software de ERP abrange todo o espectro de atividades e une todos os processos em toda a organização, há uma infinidade de benefícios que podem ser obtidos com sua implementação. É um eufemismo dizer que há tantas vantagens que um sistema ERP pode oferecer. Aqui estão apenas alguns deles.

  • Melhora a qualidade e a acessibilidade dos dados. Um banco de dados unificado é o recurso de ERP predominante que conecta os vários níveis e departamentos de uma organização. Com uma única fonte de dados que é coletada, consolidada, organizada e analisada automaticamente (em grande parte sem intervenção humana), você obtém informações precisas e confiáveis ​​para orientar decisões. Os sistemas ERP permitem que você controle e defina permissões de usuário para que apenas as pessoas certas possam acessar os dados certos sempre que precisarem. Com a maioria dos softwares de ERP em nuvem hospedados e com compatibilidade para vários dispositivos, seus funcionários podem acessar os dados remotamente enquanto estão em trânsito.
  • Melhora os relatórios e o planejamento. Estes são um resultado direto de ter uma única fonte de informação. Você pode gerar rapidamente qualquer tipo de relatório – financeiro, de vendas, operacional, estoque, suprimento, administrativo, etc. Da mesma forma, os recursos analíticos do ERP oferecem suporte a planejamento corporativo fornecendo informações detalhadas e métricas úteis sobre o desempenho do negócio e status operacional.
  • Melhora a colaboração. Outro resultado de dados prontamente acessíveis e informações sobre a empresa é uma melhor colaboração. Uma plataforma de ERP simplifica o processo de colaboração entre equipes e funcionários, fornecendo acesso sob demanda aos dados nas unidades da organização.
  • Melhora a visibilidade. A estrutura funcional unificada e centralizada dos aplicativos de ERP fornece transparência e visibilidade aos seus negócios. Um exemplo é monitorar o status de seus níveis de estoque, mesmo em uma base diária, permitindo que você saiba os estoques atuais e recebidos, para que você possa gerenciar com precisão seu capital de giro.
  • Melhora o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Uma plataforma de ERP pode impulsionar sua cadeia de suprimentos, tornando-a mais responsiva por meio de melhor previsão de demanda, gerenciamento aprimorado de estoque, aquisição eficiente, entre outros. Uma cadeia de suprimentos bem gerenciada abre oportunidades para inovações de fabricação e ajuda a reduzir custos.
  • Melhora a satisfação do cliente. Longe do que a maioria das pessoas pensa, o ERP não é um software super, mas uma coleção de aplicativos para gerenciar várias áreas funcionais, como CRM, RH, contabilidade financeira, e-commerce e outros. Todos estes são colocados sob o guarda-chuva do ERP para fornecer aos seus clientes a melhor experiência e maior satisfação ao lidar com seus negócios, produtos e serviços.
  • Reduz o tempo e o esforço. O software ERP automatiza tarefas e processos, reduzindo assim o tempo, o esforço e os recursos gastos em atividades manuais diárias e repetitivas. Isso libera o tempo do funcionário para se concentrar em outras tarefas de melhoria de receita. Além disso, o ERP promove a adoção das melhores práticas do setor no nível da empresa para aumentar ainda mais a produtividade.
  • Reduz custos. Uma organização com unidades que funcionam tranquilamente e que trabalham de maneira ideal juntas redunda para reduzir custos e melhorar a eficiência. O software ERP é uma plataforma unificada de aplicativos e ferramentas que pode reduzir drasticamente as despesas relacionadas a TI, como administração, suporte, necessidades de infraestrutura, licenciamento de aplicativos e requisitos de treinamento, pois os usuários precisam aprender apenas um sistema em vez de vários aplicativos separados. Adquirir um pacote de ERP exige gastos orçamentários consideráveis, mas, a longo prazo, você descobrirá que sua economia geral de custos superará seu investimento.
  • Facilita a conformidade regulamentar. Os ERPs facilitam os processos de conformidade regulatória, combinando dados seguros e validados com relatórios internos. O software ERP auxilia na produção de informações exigidas pelos órgãos reguladores federais, estaduais e locais.
  • Facilita a unificação de dados. A força vital das empresas modernas são os dados, e o software ERP é projetado para manipular, processar, analisar, gerenciar e unificar dados entre unidades funcionais e vários sistemas em uma organização. Um aspecto importante para o tratamento de dados é ter um repositório central de informações que um ERP facilita, permitindo que você controle e determine quem pode ver, editar e compartilhar dados para garantir sua integridade, precisão e consistência.
  • Facilita negócios padronizados e simplificados. A maioria dos sistemas ERP é construída em torno de processos de negócios comprovados e das melhores práticas do setor, que ajudam a fornecer resultados efetivos e consistentes. Como o software de ERP automatiza a maioria das atividades de negócios, ele ajuda a eliminar erros, facilita o planejamento e a geração de relatórios e reforça a sinergia de processos entre os departamentos.