Custos do sistema ERP

From Wiki ERP
Jump to navigation Jump to search

A implementação do sistema ERP é comparável a um transplante de cérebro. Desativamos todas as aplicações da companhia e passamos a utilizar o software de uma empresa especializada em sistemas gerenciais para empresas. O risco, evidentemente, seria a interrupção das atividades da empresa, porque se o ERP não for implementado corretamente, com certeza você acabará matando a companhia (Jim Prevo, Ceo da Green Mountain Coffee).

Embora as vantagens sejam muitas, os custos e riscos também são consideráveis. Os custos de hardware e software são uma pequena parte dos custos totais, e que os custos de desenvolvimento de novos processos empresariais (reengenharia) e de preparação dos funcionários para a utilização do novo sistema (treinamento e gestão das mudanças) compõem a maior parte da implementação de um novo sistema ERP. A conversão de dados do antigo[13] sistema legado para o novo sistema ERP interfuncional é outra grande categoria dos custos de implementação do ERP. Os custos e riscos de fracasso da implementação de um novo sistema ERP são significativos. A maioria das companhias tem tido sucesso na implementação de ERP, no entanto, uma minoria razoável de empresas sofre fracassos estrondosos e danosos para a companhia como um todo. Grandes perdas de receita, lucros e participação de mercado ocorrem quando os processos empresariais básicos ou os sistemas de informação falham ou não funcionam corretamente. Em muitos casos, pedidos e entregas são perdidos, mudanças no estoque não registradas corretamente, e falta de ítens, por semanas ou até meses, é causada pela imprecisão dos níveis de estoque. Companhias como Hershey Foods, Nike, A-DEC e Connecticut General arcaram prejuízos que, em alguns casos, chegaram a centenas de milhões de dólares. Há algumas questões-chaves para assegurar que uma organização receba o valor do negócio de um ERP que devem ser examinadas antes da implementação de um projeto de ERP. Primeiro, é necessário pesquisar diferentes fornecedores de ERP e selecionar o fornecedor que atende as necessidades da empresa de forma mais eficiente. Segundo, as organizações precisam reestruturar os processos para que possam otimizar seus processos de negócio, antes ou conjuntamente com os processos de desenvolvimento do sistema ERP. (TURBAN et al 2010, p. 340)

Existem diferentes maneiras de implementação e níveis de orçamento para os projetos , de acordo com pesquisas realizadas por Koch,Slater e Baatz (1999), diversos custos poderão não ser bem estimados , um deles é o Custo com Horas de Consultoria que quando não planejados pelos usuários tornam-se extremamente difíceis de estimar. Para evitar este tipo de problema as empresas devem estabelecer medidas no contrato dos consultores que obrigue o aporte de conhecimento a um número determinado de pessoas internas da empresa para que se tornem multiplicadores dentro do projeto como um todo.

Custos típicos na implementação de um novo sistema ERP[edit]

  • Reengenharia 40%;
  • Conversão de dados 20%;
  • Treinamento e gestão de mudanças 15%;
  • Software 15%;
  • Hardware 10%.

Custos para a pequena empresa[edit]

Com o crescimento dos ERPs nas pequenas empresas além dos custos iniciais acima existem outros para aqueles que não possuem nenhum outro tipo de ERP instalado como o de infra-estrutura onde é necessário realizar modificações físicas nos locais para instalação de cabeamento de redes, pontos wifi e rede elétrica para comportar os equipamentos necessários para a operação de toda a solução.